Einstein - A grande idéia

Continuando a análise dos dois dvd's lançados pela scientific american em 2005 que se iniciou aqui, vamos agora ao volume 2 de Einstein.

Estes vídeos foram lançados em comemoração ao ano da física, 2005 foi escolhido, pois passaram-se cem anos do ano milagroso de Einstein onde sua produção científica foi elevadíssima, com artigos que mudariam nossas vidas para sempre. 

Não é o foco deste post abordá-los, mas para quem tiver interesse pode consultar aqui 

Agora vamos ao dvd, abaixo a sinopse oficial:

Einstein - A grande Idéia
Einstein - A grande idéia
"Em 1905, um jovem e obscuro funcionário de um escritório suíço de patentes concluiu que massa e energia são inseparáveis na Natureza. Essa ideia ainda viria a mudar completamente a forma como vemos o Universo. O seu jovem formulador, Albert Einstein, seria aclamado como o mais famoso nome da física moderna.

Nada escapou à detalhada reconstituição histórica nesta produção NOVA/PBS. Ela permitirá ao espectador compreender a equação de Einstein (E=mc²) e, paralelamente, revelará a trajetória de outros grandes nomes da ciência que de alguma forma contribuíram para sua obra, como Michael Faraday, Antoine Lavoisier e Lise Meitner.

As histórias desses gênios inovadores, com suas parcelas de sucesso e fracasso, amor e rivalidade, política e vingança, constituem uma verdadeira saga, que influenciou Einstein desde muito jovem."


Einstein
O filme mostra um Einstein jovem
Novamente não temos um documentário que tenha a intenção de ser um referência bibliográfica no assunto relatividade. O propósito aqui é "passear" pela história e compreender as principais idéias que influenciaram a física lá atrás, bem antes de Einstein e que consequentemente acabaram por influenciá-lo.

Basicamente cada capítulo do DVD "quebra" e equação de Einstein E=mc² em pedacinhos e volta no tempo para explicar qual cientista contribuiu para aquele pedacinho, eis os acertos desse filme e também os problemas.

Ao fazer isso em uma projeção de pouco mais de duas horas, tenha a certeza de que fica uma sensação de " há? ". Com certeza os cientistas retratados ( Faraday, Lavoisier, Maxwell, Du Châtelet e Meitner) teriam muito a dizer além do que é mostrado.




Destaque para as dua últimas, pois foram mulheres e quebraram diversos tabus para as respectivas épocas. Meitner foi perseguida por ser de uma família judaíca e Du Châtelet  por ter vivido entre 1700 e 1750, onde os direitos das mulheres eram muito retrôgados. A primeira obeteve muitos êxitos no estudo da fissão nuclear e a segunda traduziu o "Philosophiæ naturalis principia mathematica" de Newton, para se ter uma idéia a sua tradução é usada na frança até hoje (isso para citar apenas algumas contribuições).
Meitner dialogando nos corredores da universidade
Meitner dialogando nos corredores da universidade



Contar a "saga" da equação tem também seu lado positivo, pois retrata os personagens mais humanos, vivendo romances, dificuldades e alegrias. Tanto Einstein quanto os outros.

Assim conseguimos compreender o quanto estes personagens históricos sofreram no passado.

Contamos também com muitos doutores em física e especializado em biografias comentando passagens do dvd e esclarecendo alguns pontos.

O capítulo final fala sobre as perspectivas para o futuro (lembrando que a data era 2005, portanto muita coisa aconteceu de lá para cá)

Trata-se mais uma vez de um bom entretenimento, onde podemos aprender um pouco sobre a história da ciência e ainda conhecer os cientistas que ajudaram o mundo a ser compreendido como é hoje.

Fontes:

Loja Duetto

Séries e Filmes

2001video

Nenhum comentário:

Postar um comentário