Google inicia seleção de ideias que podem mudar o mundo


Ontem dia 30 foi lançada a terceira edição do Google Science Fair. A feira de ciências do Google que tem a intenção de premiar jóvens e talentosos cientistas com idéias que tem o potencial de mudar o mundo.

Os vencedores dos anos anteriores abordaram questões envolvendo saúde e testes mais eficientes para detecção de doenças.

Os prêmios incluem uma bolsa de US$ 50.000 fornecida pelo Google, uma expedição as ilhas Galápagos e experimentos no CERN.

O concurso é uma parceria entre Google, Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares),o Grupo Lego, a National Geographic e a Scientific American.

Abaixo o texto de apresentação do site oficial e o vídeo do evento:



"A Feira de ciências do Google é uma competição de ciências on-line aberta a alunos entre 13 e 18 anos de todo o mundo. Estamos à procura de ideias que mudarão o mundo. Para começar, você só precisa de uma Conta do Google."



Fonte: Info

Destaque Brasileiro em Olimpíada de Ciências


Matheus Camacho (Karime Xavier/Folhapress/São Paulo/SP)
"Com quase dois anos a menos que os 180 concorrentes de 28 países, Matheus Camacho, 14, foi à capital do Irã no início do mês passado para participar da Olimpíada Internacional de Ciências. Após dez dias de provas, voltou com a medalha de ouro por equipes na principal prova da competição, a prática. 

Matheus foi o brasileiro mais novo que já participou da competição, que começou em 2004 e reúne principalmente estudantes com 15 anos. Muitos já têm quase 16.

"O resultado dele foi impressionante. Não tenho notícia de que haja outro medalhista tão novo", disse Márcio Martino, organizador da competição no Brasil.

"Gosto muito de estudar. E me esforcei. Acho que foi isso", afirmou Matheus, aluno bolsista do colégio Objetivo, na capital paulista.

O esforço significa que, de manhã, ele assiste às aulas regulares. À tarde, são mais quatro ou cinco horas, específicas para preparação de olimpíadas. E, em casa, mais uma ou duas horas.

"Não posso dizer que ele fica cansado. É o prazer dele", afirmou a mãe, Simone Camacho, 45, formada em direito e funcionária do Judiciário. O pai é coronel do Exército.

As outras diversões são cinema ("filmes de qualquer tipo"), videogame e música. Ouvindo os Beatles, aprendeu e ficou fluente em inglês.

A precocidade do estudante teve de ser compensada com a carga de estudos. Ele é do ensino fundamental. As provas são do nível do médio.

Até março, o jovem nunca tinha visto uma aula de física, e a primeira de química foi em abril. Em maio, ele já estava na primeira eliminatória nacional, que contou com cerca de 2.500 alunos e cobrou as duas disciplinas.

Ao final, Matheus e outros cinco foram escolhidos para representar o país na competição mundial, em Teerã."


Fonte : Folhade de S.Paulo



Einstein - A grande idéia

Continuando a análise dos dois dvd's lançados pela scientific american em 2005 que se iniciou aqui, vamos agora ao volume 2 de Einstein.

Estes vídeos foram lançados em comemoração ao ano da física, 2005 foi escolhido, pois passaram-se cem anos do ano milagroso de Einstein onde sua produção científica foi elevadíssima, com artigos que mudariam nossas vidas para sempre. 

Não é o foco deste post abordá-los, mas para quem tiver interesse pode consultar aqui 

Agora vamos ao dvd, abaixo a sinopse oficial:

Einstein - A grande Idéia
Einstein - A grande idéia
"Em 1905, um jovem e obscuro funcionário de um escritório suíço de patentes concluiu que massa e energia são inseparáveis na Natureza. Essa ideia ainda viria a mudar completamente a forma como vemos o Universo. O seu jovem formulador, Albert Einstein, seria aclamado como o mais famoso nome da física moderna.

Nada escapou à detalhada reconstituição histórica nesta produção NOVA/PBS. Ela permitirá ao espectador compreender a equação de Einstein (E=mc²) e, paralelamente, revelará a trajetória de outros grandes nomes da ciência que de alguma forma contribuíram para sua obra, como Michael Faraday, Antoine Lavoisier e Lise Meitner.

As histórias desses gênios inovadores, com suas parcelas de sucesso e fracasso, amor e rivalidade, política e vingança, constituem uma verdadeira saga, que influenciou Einstein desde muito jovem."


Einstein
O filme mostra um Einstein jovem
Novamente não temos um documentário que tenha a intenção de ser um referência bibliográfica no assunto relatividade. O propósito aqui é "passear" pela história e compreender as principais idéias que influenciaram a física lá atrás, bem antes de Einstein e que consequentemente acabaram por influenciá-lo.

Basicamente cada capítulo do DVD "quebra" e equação de Einstein E=mc² em pedacinhos e volta no tempo para explicar qual cientista contribuiu para aquele pedacinho, eis os acertos desse filme e também os problemas.

Ao fazer isso em uma projeção de pouco mais de duas horas, tenha a certeza de que fica uma sensação de " há? ". Com certeza os cientistas retratados ( Faraday, Lavoisier, Maxwell, Du Châtelet e Meitner) teriam muito a dizer além do que é mostrado.




Destaque para as dua últimas, pois foram mulheres e quebraram diversos tabus para as respectivas épocas. Meitner foi perseguida por ser de uma família judaíca e Du Châtelet  por ter vivido entre 1700 e 1750, onde os direitos das mulheres eram muito retrôgados. A primeira obeteve muitos êxitos no estudo da fissão nuclear e a segunda traduziu o "Philosophiæ naturalis principia mathematica" de Newton, para se ter uma idéia a sua tradução é usada na frança até hoje (isso para citar apenas algumas contribuições).
Meitner dialogando nos corredores da universidade
Meitner dialogando nos corredores da universidade



Contar a "saga" da equação tem também seu lado positivo, pois retrata os personagens mais humanos, vivendo romances, dificuldades e alegrias. Tanto Einstein quanto os outros.

Assim conseguimos compreender o quanto estes personagens históricos sofreram no passado.

Contamos também com muitos doutores em física e especializado em biografias comentando passagens do dvd e esclarecendo alguns pontos.

O capítulo final fala sobre as perspectivas para o futuro (lembrando que a data era 2005, portanto muita coisa aconteceu de lá para cá)

Trata-se mais uma vez de um bom entretenimento, onde podemos aprender um pouco sobre a história da ciência e ainda conhecer os cientistas que ajudaram o mundo a ser compreendido como é hoje.

Fontes:

Loja Duetto

Séries e Filmes

2001video