Einstein - Muito Além da Relatividade

Einstein volumes 1 e 2 são dois dvd's lançados pela Scientific American em 2010. Neste Post será abordado o primerio dos dois volumes : Muito além da relatividade.

Abaixo a sinopse oficial:

"Einstein - Muito Além da Relatividade vai ajudar você a compreender a criatividade científica que dominava o maior nome da física moderna. Refaça, graças aos recursos da dramatização, a extraordinária trajetória de um estudante não tão brilhante assim e um marido que não sabia lidar com a "imprevisibilidade das relações humanas", até se tornar o mais famoso físico de todos os tempos.

Confira as animações que facilitarão a compreensão da Teoria da Relatividade. Participe das reflexões de Einstein sobre a natureza da luz e da fusão do espaço-tempo num contínuo inseparável que alteraram para sempre a imagem que temos do Universo."


Este DVD não tem como objetivo principal explicar a teoria da relatividade e sim explicar um pouco do Einstein humano que existiu. Uma obssessão pela luz, um gênio rebelde e alguém que se divertia com sua fama, estas são algumas das facetas mostradas na obra. Assim como um homem em crise no seu casamento, com um emprego regular, e que estudava nas horas "vagas".

Ao passar pelos principais fatos da história de Einstein e falar sobre sua vida acadêmica e amorosa, o documentário nos dá uma visão bem coerente de quem foi este grande cientista.

Começando em sua infância quando cresceu em meio aos aparatos elétricos da fábrica de dínamos do pai, e chegando até seus últimos dias, quando ainda buscava uma teoria "geral" (falando a grosso modo) da física.

A obra também nos mostra e ilustra alguns dos questionamentos que levaram Einstein a se interessar pela luz. Mostra também algumas ilustrações e explicações sobre a teoria da relatividade. Para quem nunca teve contato com o assunto e até mesmo para os que já tiveram, a abordagem científica apresenta-se em um nível muito bom (sem nunca entrar em detalhes muito complexos, apenas trazendo os principais pontos conceituais.

Além do narrador, temos um ator interpretando Einstein que aparece expressando seus pensamentos e estabelece um diálogo com o público, o que acrescenta  uma dose de "realismo" a mais ao filme.

Trata-se portanto de um ótimo entretenimento para os amantes da física e também para os admiradores de história, e também para os curiosos. Não exige um grande conhecimento em física e ainda agrega as principais idéias da teoria que mudou a ciência.

Fontes:

Loja Duetto

2001video

Séries e Filmes

Sheldon ensinando física

Ele já foi citado aqui para falar sobre o efeito Doppler. Sheldon Cooper é um daqueles personagens prodígios arrogantes e extremamente engraçados que existem em diversos seriados por ai.

Neste caso o seriado em questão é The Big Bang Theory produzido pela warner e que está atualmente na sexta temporada. A história é sobre dois físicos geniais, Leonard e Sheldon, que dividem um apartamento e têm como vizinha, uma linda garçonete chamada Penny.

O elenco de the big bang theory
O seriado explora basicamente situações cômicas que contrastam a ingenuidade/genialidade de Sheldon,  Leonard e seus amigos, com a delicadeza e inocência de Penny , além é claro de incorporar em seus personagens uma caracterização completamente geek e atual.

No vídeo abaixo, Penny quer aprender um pouco de física e Sheldon decide ensiná-la, começando " Em uma tarde quente de verão na Grécia..."




OBS: Devido a restrições do Youtube o vídeo não pôde ser incorporado ao post. Clique aqui para ver o vídeo. 

Prêmio Nobel de física 2012

A notícia vem com um pouco de atraso (mais de um mês), pois a premiação ocorreu na terça-feira dia 9 de outubro.

Segue  parte da notícia retirada do site globo.com

Serge Haroche (E) e David Wineland (D)
O Prêmio Nobel de Física de 2012 foi oferecido nesta terça-feira (9) ao francês Serge Haroche, do Collège de France, e ao americano David J. Wineland, da Universidade do Colorado, ambos de 68 anos, por seus trabalhos com "inovadores métodos experimentais que permitem medição e manipulação de sistemas quânticos individuais".
Eles desenvolveram formas de medir partículas quânticas (de escala minúscula) sem destruí-las, algo que antes parecia inatingível. Os premiados foram escolhidos pela Academia Real de Ciências da Suécia, que concedeu a eles um prêmio de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão).
"Eles abriram a porta para uma nova era de experimentação em física quântica", declarou a Academia Real em nota".

O prêmio Nobel é concedido desde 1901, e é administrado pela fundação Nobel e consiste em uma medalha, diploma pessoal e um valor em dinheiro.

Alfred Nobel (1833-1896) nasceu em Estocolmo, Suécia, em 21 de outubro de 1833. Era fluente em várias línguas, e escreveu poesia e drama. Nobel era também muito interessado em questões sociais e relacionadas com a paz

Fontes:



Física e Mangá, uma boa mistura

Lançado pela Novatec no ano de 2010 o Guia Mangá de Física Mecânica Clássica conta a história de Megumi, uma jovem estudante que tem suas dificuldades em aprender Física (assim como milhares de pessoas). Ao conhecer Ryota ela se depara com uma nova abordagem e um jeito de aprender física através de exemplos do cotidiano.

A publicação faz parte de uma coleção chamada The manga guide no original, e foi trazida ao Brasil pela editora Novatec, Abaixo a descrição oficial do projeto:




Sobre a série Guia Mangá
A série Guia Mangá explica as principais matérias científicas e técnicas usando quadrinhos em estilo japonês. Cada guia é escrito por um cientista ou matemático com amplo conhecimento na área e é ilustrado por um profissional em mangá, garantindo a autenticidade e a exatidão que os leitores procuram. Esta série, que é sucesso no Japão, foi traduzida para o inglês e agora está sendo traduzida para o português com a ajuda e a supervisão de especialistas.
O primeiro título da série é o guia sobre Bancos de Dados, seguido pelos guias sobre Estatística, Eletricidade, Física, Cálculo, Biologia Molecular e Relatividade e em breve serão lançados também os guias sobre Universo, Bioquímica e Álgebra Linear.

O download do primeiro capítulo está no site oficial e também aqui

O acesso a publicação foi feito pelo link, portanto fica difícil falar da qualidade da impressão.

Os desenhos e diagramação estão bons, assim como qualquer outro mangá "comum". O livro não fará milagre em termos de aprendizado, mas traz uma linguagem simples e uma fácil leitura, podendo despertar a curiosidade para os mais estudiosos, tudo isso feito sobre belos traços e com o humor japonês.

Fonte:

  

O que Einstein Disse a seu Cozinheiro: A Ciência na Cozinha

"Você sabia que nem todo o álcool evapora quando se cozinha com cerveja ou vinho? Por que nada gruda em uma frigideira antiaderente? O que faz as gorduras ficarem rançosas? Em mais de 100 pares de perguntas e respostas que podem ser consultados independentemente, esse livro explica pão pão queijo queijo a ciência da cozinha. Acessível e inteligente, descarta informações e mitos que passaram do prazo de validade e ajuda você a interpretar rótulos e propagandas. Deliciosas receitas criadas especialmente para demonstrar princípios científicos, dicas, um glossário e sugestões de leitura complementam o banquete."


O livro acima trata-se uma pequena compilação de perguntas e respostas sobre a arte de cozinhar.

Trata-se de um documento de leitura fácil e descontraída sobre ciência e cozinha,não espere encontrar aqui as respostas para os mistérios do universo. 

De forma simples e objetiva muitos fenômenos físicos e químicos são explicados através de uma série de perguntas e respostas.

Para aqueles que se interessam por ciência vale a pena dar uma folheada, para aqueles que se interessam por cozinha idem, pois o livro também traz receitas. 

Trata-se portanto de um material complementar para leigos, curiosos e amantes da ciência e da cozinha.

http://www.submarino.com.br/produto/203319/o-que-einstein-disse-a-seu-cozinheiro-a-ciencia-na-cozinha

[Humor] Einstein vs Hawking no Rap ?

E se dois grandes cientistas pudessem ter uma épica batalha de rap ?


O vídeo abaixo ilustra como seria Albert Einstein vs Stephen Hawking.

Para aqueles que não estão muito situados:

Albert Einstein : Físico alemão radicado nos estados unidos, condecorado com o Nobel pela explicação do efeito fotoelétrico. Pai da teoria da relatividade, é considerado um dos físicos mais influentes de todos os tempos. Era conhecido também pelo carisma e bom humor em público.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein

Stephen Hawking: É um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos cientistas mais condecorados da atualidade. Sua saúde encontra-se em estado delicado devido a uma esclerose múltipla.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking



O vídeo é repleto de trocadilhos que nem todos vão captar (inclui-se o autor do post), porém a descrição do vídeo conta com diversos esclarecimento, basta clicar em veja mais na descrição do vídeo.

[Físicos por ai] Fan-filme filmado no LHC

Eis que navegando pela internet me deparo com uma notícia no mínimo engraçada:

Estagiários do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) (estudantes de PhD) vão lançar um fan-filme filmado nas dependências do LHC (Large Hadron Collider), o maior colisor de partículas existentes e que foi cercado de "folclores" quando começou a funcionar. Em breve um post sobre ele.

O filme chamado Decay mostrará (sabe-se lá como), um ataque zumbi nas dependências do LHC, e será lançado gratuitamente na internet. O projeto conta com um site oficial (http://www.decayfilm.com) e também com contas no twitter (https://twitter.com/decayfilm) e facebook (https://www.facebook.com/decayfilm


Cientistas, zumbis e mistérios mexem com o imaginário popular e já que o mês é de Halloween e os zumbis estão em toda a parte, a brincadeira é válida:

 
Fontes 



Sheldon e o efeito Doppler

Sheldon fantasiado de efeito doppler no seriado "The Big Bang Theory"

O efeito Doppler é muito comum de ser notado quando um carro passa buzinando próximo da gente ou mesmo quando uma ambulância ou carro de polícia passa com a sirene ligada.

Mas que raio é isso ? De um modo bem simplificado (e bota simplificado nisso), o efeito consiste na diferença de frequência sonora que o ouvido humano percebe quando um objeto que emite som está em movimento com relação a um observador (ufa!), lembrando que o observador pode estar em repouso ou movimento.


Para uma descrição teórica mais detalhada (e não muito complicada), veja o link abaixo do UOL educação

http://educacao.uol.com.br/fisica/efeito-doppler-calcule-a-frequencia-sonora-percebida-pelo-observador.jhtm

E o que tem a ver o Sheldon com isso ? Veja o vídeo abaixo com mais explicações.

Sites indicados : Um pouco mais de humor

Buenas! 

Clark Still de King of fighters e Metal slug aprova os sites
No último post tivemos algumas dicas de sites que podem acabar servindo como material de apoio para o estudo de física.  De fato quando você você precisa de dados e informações é muito fácil achar, não só sobre física, mas sobre qualquer matéria. Algumas vezes temos que recorrer a artigos, mas na maioria dos casos a primeira página do Google é o suficiente.

Beleza, mas e quando queremos apenas ler sobre física, ver uma piadinha nerd que só nós e meia dúzia dos nossos colegas de classe entendem ? Ou ainda ver uma recomendação de livro didático, ou mesmo bisbilhotar como andam os vestibulares ? Surpreendentemente a coisa muda de figura e achar um site de física com uma linguagem leve e descontraída é extremamente raro, até mesmo por isso o física com tequila foi criado.

Mas este humilde blog é apenas um recém-nascido (em breve a gente chega lá!) e é claro que se inspirou em outros conteúdos da internet, neste post trazemos dois deles que são sensacionais e além de terem uma linguagem simples, podem servir de material paradidático

Efeito Joule

Este foi um dos primeiros se não o primeiro site de física que encontrei que possuia uma linguagem bem simples e mesmo bem humorada.

É um site que data de 2008, traz explicações sobre teorias físicas de forma acessível e uma série de tirinhas muito boas chamadas de "Vestibulário" com um pouco de humor nerd e ótimos desenhos. A faixa etária do site vai do vestibulando até o professor e qualquer simpatizante de ciências. Uma coisa muito legal, é agora eles estão vendendo camisetas com ótimas ilustrações, vale a pena conferir:

http://www.efeitojoule.com/

Específica de física

Este segue a mesma linha do site anterior, pelo que tenho acompanhado eles tem um espaço virtual para tirar dúvidas e postam vários exercícios resolvidos e video-aulas. Também tem uma série de tirinhas, e estas trazem de tudo desde eles mesmos (são professores) até personagens famosos da história da física, vale a pena dar uma olhada também.

http://especificadefisica.com.br/

Sites indicados

Sempre que queremos conhecer mais sobre um tema, costumamos ir direto no site buscador e colocamos o tema específico na barra de busca. Fiz muito disso, sempre usei para pesquisar sobre os mais diversos temas, desde o habitat dos coalas até uma busca de mim mesma. 

Mas, o que aparece quando buscamos a palavra "Física" no Google? Normalmente não buscamos sobre aquilo que pensamos conhecer, mas cada dia mais que eu passo a estudar física, vejo o quanto eu não sei física.

O primeiro resultado encontrado é referente a um site muito interessante do Grupo Virtuous: Sófísica.
O site é bem completo. Ostenta páginas relacionadas desde história da física até jogos. É separado por temas e os textos são dinâmicos e de fácil leitura. O Grupo Virtuous também conta com outras páginas semelhantes, mas de outras áreas como química e matemática, bem como vende CD Roms com conteúdos. 
O site necessita de um cadastro gratuito para poder conectar-se à algumas páginas.

Algumas páginas para baixo, temos o física.net. É um site bem amplo, bem categorizado e destaque para a ala "Como" que inclui páginas: "como estudar", "como resolver problemas" e "como escolher livros" e a ala "Ensino a distância".

Logo, temos a página sobre física do grupo Brasil Escola. A página é bem organizada e tem vários textos interessantes sobre física, inclusive uma ala para educadores. Logo à esquerda, há uma faixa organizada com diversos assuntos abordados pelo grupo Brasil Escola. 

E por último, mas não menos importante, temos o hypescience. O site aborda atualidades diversas de áreas científicas e é atualizado quase diariamente. As alas do site vão de "comportamento" à "Meio ambiente" e abrangem temas, perguntas e rankings. É um site relativamente interessante para se ler todos os dias. Também há a possibilidade de assinar o site e receber as atualizações por e-mail.

Espero que essas dicas de fato os ajudem a buscar orientações virtuais na área de física e ciências de um modo geral. 



Ciência, mistério, Gwen Stacy...

Gwen Stacy
"Cientista Gwen Stacy - O Incrível Homem Aranha"
"Vivemos num estranho e maravilhoso universos.Apreciar sua idade,tamanho,violência e beleza exige uma imaginação extraordinária.O lugar que nós seres humanos,ocupamos neste vasto cosmo pode parecer bem insignificante e,portanto,tentamos dar um sentido a tudo isso e ver onde é que nos encaixamos." 
 Uma nova história do tempo (Stephen Hawking & Leonard Mlodinow).

Definir a física de uma forma geral não é fácil, mas a ciência como um todo está ligada à ideia desta frase, que é a busca de respostas e de explicações.

Abaixo algumas pesquisas com definições um pouco mais formais sobre a física como ciência:

Wikipédia

"Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo.[1][2] Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos. É considerada a ciência fundamental, sinônimo de ciência natural: as ciências naturais, como a química e a biologia, têm raízes na física. Sua presença no cotidiano é muito ampla, sendo praticamente impossível uma completíssima descrição dos fenômenos físicos em nossa volta. A aplicação da física para o benefício humano contribuiu de uma forma inestimável para o desenvolvimento de toda atecnologia moderna, desde o automóvel até os computadores quânticos.[nota 1]"

pt.wikipedia.org/wiki/Física


Mundo Educação

"Física  é a ciência que estuda a natureza. É a responsável por nos levar ao estudo dos fenômenos naturais." 

http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/o-que-fisica.htm

Dicionário online Priberam

"Ciência que estuda as propriedades dos corpos e as leis que tendem a modificar o estado e o movimento desses corpos, sem lhes modificar a natureza."

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=f%C3%ADsica


Google Dicionário (traduzido)

"O ramo da ciência preocupada com a natureza e as propriedades da matéria e da energia. O assunto da física, que se distingue da de química e biologia, inclui mecânica, calor, luz e outras radiações, som, eletricidade, magnetismo, e a estrutura dos átomos"

Em todas esta definições observa-se o uso da palavra natureza. O dicionário do Google tenta mostrar assuntos que teoricamente não seriam abordados pelas outras ciências, o que não é bem verdade pois é impossível separar completamente os diversos ramos da ciência.

O mundo educação trás uma boa ideia , porém de forma bem simples.

O Priberam acaba não enfatizando o aspecto filosófico e questionador que existe na física.

O Wikipédia fala do método científico, da lógica e da matemática, porém não nos dá maiores informações sobre o que são estas coisas. Apesar disso a definição deste site contém um bom texto.

A física assim como qualquer outra ciência possui seus campos de estudo e suas definições, apesar disso a ciência como um todo não é aquela máquina de respostas que está no imaginário popular. Pelo contrário, ela possui um certo charme que foi muito bem descrito por Albert Einstein:

"A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e toda arte."